AFINAL SOMOS COMANDADOS POR BOMBEIROS! - Mas até agora era pela GNR?


Ora viva! Que tal esse DECIR? Quem é que já comprou um T2 no centro de Lisboa com os trocados do ECIN? Eu já comprei 2 Ferrari, acho que até ao final do mês compro outro, em rosa choque... (brincadeirinha)

Bem, tenho que vos confessar algo: no auge de uma clara ignorância da minha parte, nunca me apercebi que não éramos comandados por Bombeiros (ou elementos de Comando). Sempre pensei que quem comandava os Teatros de Operações era a Junta de Freguesia, a GNR ou em último caso, a ANEPC (Estou a falar com ironia, não se assustem) 

MAS! A LBP, como boa informante e preocupada com os seus Bombeiros (tem-se provado tal na forma como tem resolvido os verdadeiros problemas do mundo dos Bombeiros... ou não) rapidamente fez passar a notícia num post das redes sociais (daqueles que ninguém consegue comentar...) afirmando com orgulho que agora há, e cito, "Bombeiros comandados por bombeiros" e juntam uma evidência: um print de notícia CMTV, em que um elemento de Comando enverga algo parecido a um emblema, em azul, com umas estrelas e umas linhas enquanto faz o briefing da ocorrência (muito bem feito, devo afirmar).
Desconheço o artefacto que enverga, visto que no Regulamento de Uniformes de Bombeiros, ele não aparece, e na Formação Inicial de Bombeiros, não aparece nenhuma referência a tal. Mas parece ser importante... (hihi)

Permitam-me a pergunta: então nestes anos todos de SGO, nunca fomos comandados por Bombeiros (é com maiúscula SEMPRE, entenderam LBP?)  ou por elementos de Comando dos mesmos?
Podia jurar que na Formação Inicial de Bombeiros, aprendemos hierarquias, SGO, quem é o COS, etc... E é ensinado que "o COS pertence sempre aos Bombeiros, independentemente de outras entidades presentes (GNR, SF, Afocelca, PSP) salvo quando passamos do nível 3 para 4 de SGO, em que o Comandamento é entregue á ANEPC, e pode ou não ser de Bombeiros no posto de Comando".

Não me digam que andei toda a vida enganado... Que ignorância, sinceramente.

A bem ver as coisas, alguém "meteu a pata" novamente a fazer este tipo de publicações, que só servem para criar e aumentar os muros que alguns interessados querem ver erguidos entre nós e as outras entidades de socorro e segurança. Isto, não é o que os Bombeiros querem, ou fazem no dia-a-dia.
E volto a frisar, está na altura da ANEPC e MAI darem o murro na mesa, e aplicarem a lei junto desta "coisa nova" que a LBP criou do Comando Nacional (CONA, não é?). É que qualquer dia nem sabemos que patentes tem os COS, da maneira que isto vai... Será que respondo numa ocorrência ao meu Comandante, ao COS, ou ao elemento do CONA que lá apareceu? Quem manda em mim, no "reles" Bombeiro da manobra e execução?

Alguém que me esclareça, entretanto, vou vestir o EPI Florestal (farda do dia-a-dia para alguns) que está a....

TOCA A SIRENE !!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

VAMOS FICAR SEM C.U. ! E AGORA??

CANADAIR, A SALVAÇÃO DIVINA... SE FOR NO TOPO DA SERRA - Como a pressão dos media ditou a gestão estratégica de um incêndio florestal (e não deveria)

É TUDO UMA QUESTÃO DE €€ - A LBP e as suas soluções fantásticas para problemas que não resolvem nada