O REGRESSO DO LÁPIS AZUL - PARTE 2 - Bloqueio de Comentários, Censuras e outras estranhezas

 










Ora bem, eu admito que não tenho a idade para ter vivido o regime do Estado Novo, que culminou no belíssimo  25 de Abril de 1974 (olha, este post vem mesmo a calhar, ele está quase quase aí).  Mas, como aluno e amante de História, até tenho uma "ideia" do que eram algumas das bases do regime.

Posto isto, estou assustado, admito-vos.
Não é que esta nossa Liga de Bombeiros Portugueses, além de apelar a um saudosismo desregrado do que foi em tempos o "Serviço Nacional de Bombeiros" (que isso aceito, foi uma altura em que os Bombeiros tinham muito mais acesso a fundos e equipamentos) agora está a "regressar" tanto ao passado que já chegou mesmo ao pré-25 de Abril e está a aplicar uma CENSURA de comentários a muitos Bombeiros, assim como envia os seus "propagandistas" espalhar a mensagem nas redes sociais que "isto é o futuro dos Bombeiros" e que "isto é para criar união que tanto se pede" ? Isto parece saído de um filme de Hollywood sobre a Guerra Fria, ou até de um "remake" do Estado Novo.
Mas é real: a LBP condicionou imensos Bombeiros de comentar, (e por vezes mesmo todos), nos seus posts, para evitar as críticas (muitas delas construtivas) que não querem ouvir. Sabem, aquelas que até neste blog já se falaram, como a falta de financiamento para substituir EPI Urbano, ou a falta de legislação das EIP, ou a falta de legislação específica para os Assalariados, que deixam de poder ser Bombeiros aos 65 anos (pela lei atual), mas a idade da reforma em Portugal é de 66 ANOS(!!) e a LBP não exige nada disto ao MAI.

Agora, a somar a isto, levaram um novo NÃO fantástico de quem todos estávamos á espera: do Governo, por intermédio do MAI e da ANEPC. Claro, quiseram começar a casa pelo telhado e eleger Comandantes de Comando Nacional por esse Portugal fora, sem ter sequer criado a legislação para isso e fazê-la promulgar a nível do Governo... E andam a alegar que está tudo legal, e que a Constituição os protege... Não percebi este último argumento, mas também não sou jurista. (Os juristas devem andar a rir á fartazana com esta forma de fazer as coisas da LBP)

Só espero que tal como com o Estado Novo, apareçam uns "Capitães de Abril" em breve para acabar com esta situação... Até porque está a acabar o mês e vem aí uns tempos de "guerra" mas não no Ultramar, e sim nas nossas florestas. E se querem soldados valentes e motivados, convém que comecem a mudar a cassete propagandista. Sim, Sr. Presidente da LBP (ou será que agora é Chefe de Estado-Maior do Comando Nacional de Bombeiros?), vem aí o DECIR 2023, e com ele os ECIN, ELAC, GRIF, CPO, COPAR (quem criou as siglas da ANEPC teve um orgasmo agora) e eu achava só muito engraçado que agora quem integrou o Comando Nacional da LBP, fosse PROIBIDO de poder fazer CPO ou integrar o DECIR, já que existe uma clara acumulação de funções e ninguém pensou nisso. Aí, iamos ver quem é que ficava do vosso lado, sobretudo entre os Srs. Comandantes (que tal como nós, reles bombeirais, também eles ganham algum com os CPO, e bem mais que um elemento ECIN).

Ena, que bela ideia acabei de dar. Dra. Patrícia Gaspar, Dr. José Luís Carneiro, Dr. Duarte Costa, não leiam esta ultima parte, senão ainda dizem que a culpa é minha e vou parar ao Tarrafal dos Bombeiros que se bem me lembro, era ali para perto de Ranholas...

E depois não ia haver quem berre ao centralista...
TOCA A SIRENE !!

Comentários

  1. Posso confirmar, fui bloqueado aos comentários, e inclusive recebi um áudio via redes socias....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

VAMOS FICAR SEM C.U. ! E AGORA??

CANADAIR, A SALVAÇÃO DIVINA... SE FOR NO TOPO DA SERRA - Como a pressão dos media ditou a gestão estratégica de um incêndio florestal (e não deveria)

É TUDO UMA QUESTÃO DE €€ - A LBP e as suas soluções fantásticas para problemas que não resolvem nada