FSBF - Um passo em frente na prevenção e combate, ou a retirada dos Bombeiros nos Incêndios Florestais (e será isso mau para nós?) ?


FSBF? A sigla quase que engana e faz lembrar a extinta "FEB" (Que agora é FEPC, parece sigla de clube de futebol, mas são uns Bombeiros que atingiram o patamar que outros sonham... Profissionalizar o socorro com carreira, fardamento e meios sob alçada do Estado...) e representa a nova força criada pelo ICNF para (segundo o Decreto-Lei) "(...) prevenção e defesa dos espaços florestais no âmbito da gestão de fogos rurais (...)" ou seja, para a prevenção e combate a incêndios florestais.

Agora vou ser polémico...
Epá, eu até concordo com a FSBF. (Calma, não me batam já!)
São (Ou parecem ser) um passo em frente em relação ao que a combate a incêndios florestais diz respeito. Sei que isto custa a entender a alguns (daqueles mais teimosos e saudosistas, essencialmente)  mas se pesquisarmos um bocadinho por quem estabelece o "standard" dos incêndios (Siiiim, falo dos nossos amigos do lado de lá do Oceano) ou até mesmo dos "nuestros hermanos", a realidade é que para a floresta existe em praticamente TODO O MUNDO uma série de equipas específicas (INFOCA, BRIFOR, GRAF, etc em Espanha, ou os SmokeJumpers, HotShots nos EUA) para o combate a incêndios em espaço florestal. E com isto, ficam mais disponíveis os recursos dos Bombeiros para o que realmente foram criados para fazer, como a proteção perimétrica de habitações ou indústria, ou o combate na interface urbana-rural, que exige um cauteloso planeamento e envolve diversas entidades de Proteção Civil (ANEPC, CVP, Bombeiros, INEM, GNR, etc).
Pois... Mas isto (e agora é a parte que custa a ouvir...) ia acabar com uma necessidade de prontidão de um DECIR que é altamente dispendioso, mas benéfico para os CB's... porque iria tirar uma "fonte de rendimento" a muitos Corpos de Bombeiros e aos próprios Bombeiros (Sim, também aproveito férias do trabalho para fazer uns ECIN e ganhar uns trocos limpos de impostos...Não sou mais que vocês). E isto, causa uma enorme "urticária" em muitos Comandos e Direções. Algumas até com boas ligações á LBP, APBV, etc.

Obviamente que aqui é onde os "saudosistas do sistema" nos tentam "lavar o cérebro". Fazem-nos crer que com isto, é "tirar aos Bombeiros o que é dos Bombeiros", que "os incêndios florestais sempre foram dos Bombeiros" e que "nos querem é tirar protagonismo e pôr de parte"... em suma, a velha história do "Bombeiro coitadinho" que a vocês não sei, mas a mim mete um sincero nojo, pois não me identifico com. Mas voltando ao assunto, vamos lá ver:
- Os incêndios florestais NÃO FORAM sempre dos Bombeiros. Não sou do tempo, é verdade, mas já nos esquecemos dos Mestres Florestais? Da extinta Guarda Florestal? Dos pelotões do Exército, que alguns deles ainda fazem prevenção, vigilância e até combate integrados no plano LIRA (agora PAMEEX)? Lembro-me de um Comandante de Bombeiros há uns anos atrás dizer que de 1985 para trás não havia incêndios assim, porque toda a gente tratava dos montes e agora ninguém quer saber... Quanta razão tinha!
- Pôr-nos de parte? Em quê? Então iamos ficar muito mais visíveis para a População (porque iamos estar na interface urbana-rural, em vez de no meio da floresta), podendo mostrar á comunicação social aqueles maquinões vermelhos a trabalhar e pôr em prática as táticas de combate indireto e defesa perimétrica... Não entendo...

AH! Pois, mas não ia dar para justificar 20 pneus furados/rasgados ou 30 lances de mangueira queimadas por Verão, quando o VFCI esteve 95% do tempo parado no alcatrão a aguardar a chegada da frente de fogo...realmente não pensei nisso... Ups!

Mas a realidade é que isto caminha seriamente para um sistema ao estilo Espanhol ou Americano. Com equipas próprias, meios próprios e um foco específico na floresta, num país que tem um desordenamento brutal da área natural, e em que os incêndios florestais já são quotidiano. Por muito que custe aos Srs. Bombeiros, temos que nos mentalizar que não temos que fazer de tudo, só porque nos oferecem fazer. E forças como esta dos Sapadores Bombeiros Florestais, são uma excelente aposta para nos tirar trabalho e nos permitir focar no que realmente é a nossa área, que é o socorro a pessoas, animais e bens.
E quem não gostar... olha, ou mete na bordinha do prato, ou começa a organizar-se para exigir as mesmas condições idênticas ás outras forças (porque a LBP já deu para perceber que sozinha nada faz, e que acompanhada se perde no que diz)

O futuro, é que para um incêndio rural, talvez ninguém volte a dizer...

TOCA A SIRENE!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VAMOS FICAR SEM C.U. ! E AGORA??

CANADAIR, A SALVAÇÃO DIVINA... SE FOR NO TOPO DA SERRA - Como a pressão dos media ditou a gestão estratégica de um incêndio florestal (e não deveria)

É TUDO UMA QUESTÃO DE €€ - A LBP e as suas soluções fantásticas para problemas que não resolvem nada