NEM "SANTO ANTÓNIO" NOS VALE - A história de um acidente mortal em que ninguém sabe de quem é a culpa
Juro que tentei evitar escrever estas coisas... primeiro, para não ferir "suscetibilidades", segundo porque o tema além de sensível, mexe com a perda de mais um dos nossos "irmãos" que deu mais uma vez voz ao lema "vida por vida", e terceiro porque... Estamos novamente a dar tiros nos pés e parece que poucos somos os que notamos isso.
Claro que estou a falar do trágico acidente do VFCI dos BV Odemira, que infelizmente já vitimou um dos ocupantes, feriu outros 4, e esperemos fique por aí, e estes últimos recuperem e regressem aos seus lares e Famílias muito em breve.
O problema foi, como sempre, o como e o porquê.
Claro que os "tudólogos" (cada vez gosto mais do termo, devia tornar-se numa profissão reconhecida, não faltavam candidatos), quais abutres, rapidamente chegaram á conclusão que foi a falta de cinto dos ocupantes, e o facilitismo da equipa num momento de descontração (quem não os tem?? São estes os momentos que valem a pena no pós-ocorrência, e que nos criam a tão necessária CAMARADAGEM!) ou até o facto do condutor ter ou não ter curso de condução fora-de-estrada (AHAHAH brilhante esta!!) que provocou um acidente, e que esta equipa pode ter-se sujeitado ás consequências no facilitismo, e que nem o facto do anti-roll cage interior (também conhecido como "Santo António", daí o título, perceberam?) ter torcido completamente (algo que deveria ser praticamente impossível) ditaria outro desfecho que não este... Está certo. Então vamos lá "mexer na m..." um bocadinho.
Como é que um veículo com menos de 1 ano, concebido numa das empresas Portuguesas com maior reconhecimento e renome do mercado europeu de veículos de combate a incêndios (e com provas dadas no mundo todo, as quais reconheço e admito que tenho um fraquinho pelas criações de), e financiado na totalidade por fundos comunitários, ou seja, "dado pelo Estado" e portanto, com o mais alto nível de exigência e padrões de qualidade, fica naquele estado após um acidente? Como é que um anti-roll cage PARTE com torção para a qual foi desenhado? E PIOR!! Quantos estarão ao serviço, com exatamente os mesmos problemas??
Mas o mais giro nem é a situação do veículo só... É este "jogo de cadeiras" que está a ser feito para "sacudir a água do capote" agora que a tragédia aconteceu. Vamos por partes:
- O Sr. Comandante, rapidamente (fruto do choque de ter sido o primeiro a chegar ao local e socorrer os seus Bombeiros, acredito) veio dizer publicamente que o VFCI tinha anomalias e iria ser revisto na empresa carroçadora (vou omitir o nome da mesma, mas vocês sabem qual é). E até aí, tudo bem, apontou o dedo na possível causa. Mas então, Sr. Comandante, se sabia das anomalias, porque é que manteve o VFCI "OPERACIONAL" (e não INOP) e permitiu que o mesmo fosse para ocorrência, passando uma responsabilidade operacional para as mãos do "coitado" do motorista da equipa? Ainda por cima sabendo que o VFCI ia ser em breve revisto para reparar tais anomalias que referenciou?
- A ANEPC, segundo a comunicação social (as notícias de referência estão no fundo deste post) garantia que a segurança do veículo não estava posta em causa, apesar de uma das anomalias identificadas era nas tubagens, que PERDIA ÁGUA . Acontece que, como nós, motoristas de pesados sabemos e aprendemos na formação de condução fora-de-estrada, o elemento mais importante na distribuição correta da massa de carga do veículo e que influencia todo o centro de gravidade, e por consequência, a estabilidade do veículo, é justamente... A ÁGUA DO TANQUE !!!
- A LBP, rapidamente se fez ouvir e ... ninguém ouviu nada. Porque nos dias imediatamente a seguir, manteve-se em silêncio ou com "pouco ruído", e agora como as atenções já se estão a movimentar, já veio exigir um inquérito independente e mais não sei quê. As típicas cortinas de fumo, de quem fez toda a pompa e circunstância na entrega dos mesmos VFCI e VTTF, mas que agora na hora do aperto salta para o outro lado da barricada (como de costume) a dizer "não fomos nós, foram eles!!"
- O Estado, neste caso o MAI (que nem acabou de sacudir a polémica no INEM (está no post anterior, fofos) e já está a levar com outra em cima) não é a entidade "superior" que deveria desde início e com as várias alegações de anomalias (aqui o vosso amigo sabe que "alegadamente" houve alguns que nem 50kms fizeram e voltaram á empresa carroçadora) ter exigido uma peritagem rigorosa e independente á segurança e qualidade de construção destes VFCI? É que, relembro, são no total 81 veículos (59 VFCI e 22 VTTF) que foram distribuídos pelos diversos CB's, a que se juntam 6 VFCI e 2 VTTF na FEPC-ANEPC. E foram TODOS do mesmo chassis, todos com o mesmo fabrico (ou deveria) e então, TODOS com a mesma probabilidade de ter os mesmos problemas ou anomalias, em caso de acidente.
Mas, como em todas as tragédias á boa maneira Portuguesa, a culpa parece estar OU a morrer solteira OU a ser "sacudida" para o elo mais fraco da cadeia: o condutor do VFCI, que agora até vê ser posto em causa o facto de ter ou não a formação de fora-de-estrada, que é uma formação CADA VEZ MENOS FORNECIDA PELA ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS (esta tacada tinha de ser dada, até porque NINGUÉM ESTÁ A FALAR NISTO!!!!) e que em zonas mais afastadas das "metrópoles", ser utilizada quase diariamente em vários tipos de ocorrências.
Posto isto, a culpa não é de um. Na minha humilde (e revoltada) opinião, é DE TODOS. Porque como costumo dizer (e é ensinado no TSD), "um acidente não acontece por acaso, é o somatório de um conjunto de circunstâncias que se conjugam"
Desculpem qualquer coisa... Mas as cortinas de fumo são para dissipar...
TOCA A SIRENE!
*notícias referenciadas no post*
"Liga quer inquérito a acidente com bombeiros de Odemira feito por comissão independente"
https://www.dn.pt/sociedade/liga-quer-inqu%C3%A9rito-a-acidente-com-bombeiros-de-odemira-feito-por-comiss%C3%A3o-independente
"Corporação de Odemira revela que carro de bombeiros acidentado tinha anomalias"
https://www.rtp.pt/noticias/pais/corporacao-de-odemira-revela-que-carro-de-bombeiros-acidentado-tinha-anomalias_v1625214
"Carro dos bombeiros de Odemira que se despistou tinha anomalia e revisão marcada"
https://www.publico.pt/2025/01/04/sociedade/noticia/carro-bombeiros-odemira-sofreu-despiste-anomalia-revisao-marcada-2117637
"Comandante garante que anomalias no carro dos bombeiros de Odemira "não comprometiam segurança""
https://tviplayer.iol.pt/programa/tvi-jornal/63ef5eb50cf2665294d5f87a/video/677a7d3d0cf23e044af75dad
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